Raquel Lyra dá guinada pró-Lula após derrotas e chama atenção de PT

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), intensificou acenos e elogios ao presidente Lula (PT) nas últimas semanas, em movimentação que tem chamado a atenção do PT e de aliados da tucana.

Raquel foi eleita em 2022 no segundo turno, quando não declarou voto na disputa presidencial. Um ano depois do pleito, a gestora tem feito gestos visíveis a Lula. Os acenos ocorrem em meio a dificuldades da governadora com o Legislativo no estado. O governo de Raquel tem relação instável com os deputados estaduais, que falam em complicações no diálogo sobre projetos e em pleitos junto a secretários.

Em outubro, Raquel sofreu a mais dura derrota na Assembleia Legislativa, que decidiu, por 30 votos a 10, derrubar vetos dela à Lei de Diretrizes Orçamentárias. A governadora tem ido a Brasília todos os meses para conversas com ministros em busca de investimentos e recursos para o estado.

Nas redes sociais, Raquel chegou a evitar citar o nome de Lula em algumas ocasiões, como no lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em agosto, em evento no Rio, quando agradeceu ao governo federal.

Folhapress