A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, reclamou das críticas ao seu protagonismo e revelou o desejo de ter um gabinete próprio no Palácio do Planalto. Apesar da influência sobre o presidente, que tem sido criticada até por aliados, Janja ainda não conseguiu um gabinete de onde possa despachar formalmente.
“Falam muito de eu não ter um gabinete, mas precisamos recolocar essa questão. Nos EUA, a primeira-dama tem. Tem também agenda, protagonismo, e ninguém questiona. Por que se questiona no Brasil? Vou continuar fazendo o que acho correto. Sei os limites. Eu quero saber das discussões, me informar, não quero ouvir de terceiros”, disse Janja durante entrevista concedida ao jornal O Globo, neste domingo (5).
A primeira-dama também reclamou da falta de mulheres no governo, mas considerou normal a demissão de ministras. Com menos de um ano de governo, Lula já demitiu as ministras do Turismo, Daniela Carneiro, e do Esporte, Ana Moser.
Recentemente, a presidente da Caixa também foi substituída por um homem para acomodar um aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em troca de apoio.
Gazeta do Povo