Reunião do Conselho Empresarial da FIEPE no Agreste debate ambiente de negócios da indústria

A Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou, nesta terça-feira (12), a segunda reunião ordinária anual do Conselho Empresarial do Agreste. Na oportunidade, os empresários dialogaram sobre o ambiente de negócios de Caruaru, a participação do Sistema FIEPE no debate sobre a legislação para licenciamento das empresas eólicas e solares e a Campanha da Defesa da Indústria 2024 “Pernambuco avança, sua empresa cresce”, lançada pela Federação em março.

O gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, apresentou a campanha da Federação sobre a contribuição das indústrias para fortalecimento dos sindicatos patronais, FIEPE e CNI. “Nos últimos anos, a FIEPE vem atendendo às mais de 14 mil empresas por meio das ações de defesa dos interesses da indústria. Para conseguir beneficiar ainda mais o setor, precisamos ampliar essa participação”. Na campanha, que já está em circulação, é possível conferir as iniciativas conduzidas pela Federação, entre elas, o apoio aos processos de internacionalização das empresas pernambucanas.

Abraão Rodrigues também destacou que a FIEPE está envolvida nas discussões sobre uma nova legislação para empreendimentos de geração de energias de fontes eólicas e solares, por meio da participação em um grupo de trabalho do Governo do Estado. O objetivo é reduzir as dificuldades com este tipo de licenciamento.

Além disso, a gestora escolar do SESI Caruaru e Belo Jardim, Robervania Cordeiro, falou sobre a nova escola de Referência do SESI em Caruaru, que foi inaugurada ontem (11), após um investimento de 17 milhões. O novo equipamento tem 12 salas de aula, um laboratório maker, um laboratório de robótica, biblioteca e área de convivência. Com a ampliação, a Instituição passou de 18 para 24 professores em seu corpo docente. E, por estar próxima de um polo industrial, cerca de 60% dos alunos da unidade são dependentes da indústria pernambucana.

O diretor regional da Federação, João Bezerra, destacou ainda outras boas notícias para o ambiente de negócios de Caruaru, com a ampliação da fábrica de pré-moldados da Viana & Moura, o anúncio da doação de um terreno para a fábrica de cerâmicas Porto Rico e a chegada de uma empresa de autopeças de Campina Grande na cidade. “Nossas reuniões são muito importantes, porque, além de nos atualizarmos sobre as ações da FIEPE e dos investimentos que estão sendo feitos na indústria no Agreste, nós pensamos em conjunto novas soluções que fortaleçam o setor, especialmente na nossa região”, finalizou.

Assessoria de imprensa