Pernambuco terá 20.810 seções eleitorais durante as eleições municipais de 2024. Isso significa que 973 das 21.783 seções eleitorais aptas em todo o estado passarão a ser agregadas no dia da votação.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a integração acontece para otimizar os trabalhos eleitorais e custos operacionais, unindo seções com poucos eleitores, por exemplo.
A agregação não causa prejuízo ao exercício do voto, segundo o tribunal. Na maioria das vezes, acontece dentro do mesmo local de votação. No entanto, em alguns casos, a mudança de endereço pode acontecer.
O TRE recomendou, em nota, que os eleitores verifiquem com antecedência seu local de votação. A consulta pode ser realizada pelo aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (https://www.tre-pe.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao-em-pernambuco). Para quem já tem o e-Título instalado, o aplicativo envia uma notificação informando a alteração.
Também é possível verificar o local de votação por meio da atendente virtual do TRE-PE, Julia, disponível no site do tribunal na aba “Fale Conosco”, e pelo Disque Eleitor, no telefone (81) 3094 9400.
*Seções temporárias*
O TRE-PE também informou que, das 20.810 seções com mesas receptoras de votos no estado, duas serão seções temporárias para presos provisórios e adolescentes em unidades de internação: uma em Petrolina (83ª Zona Eleitoral) e outra no Cabo de Santo Agostinho (121ª Zona Eleitoral).