Queiroz terá o maior tempo de programa eleitoral em Caruaru

Considerando o tamanho das bancadas dos partidos que cada pré-candidato a prefeito de Caruaru recebeu, o ex-deputado Zé Queiroz (PDT) terá o maior tempo de rádio e TV no programa eleitoral. O atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) vem logo em seguida, acompanhado por Fernando Rodolfo (PL) e Tonynho Rodrigues (MDB). Armandinho (SD) não entra na conta, por sua legenda não ter atingido a cláusula de barreira na última eleição.

De acordo com a Agência Senado, apenas 12 dos 28 partidos e federações que disputaram as eleições deste ano conseguiram alcançar a cláusula de desempenho fixada pela Emenda Constitucional 97, de 2017, o que significa que somente essas 12 legendas vão poder receber dinheiro do fundo partidário e usar o tempo de propaganda gratuita de rádio e TV. O balanço foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera a composição das bancadas de acordo com a eleição de 2022, ou seja, sem alterações posteriores.

Atingiram a cláusula de barreira as federações PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede, além dos partidos MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos e União. Dos 16 partidos que não alcançaram a meta, sete até conseguiram eleger deputados federais, mas o número não foi suficiente para alcançar o critério de desempenho fixado pela legislação. São eles: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros. Os demais não tiveram parlamentares eleitos: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.

Confira abaixo:

  • Zé Queiroz: PDT (17), PSB (14), Federação PT, PV e PCdoB (80), Federação PSOL e Rede (14), União Brasil (59) e Republicanos (41). Total: 225;
  • Rodrigo Pinheiro: Federação PSDB e Cidadania (18), PP (47), PSD (42), Podemos (18, considerando 12 do Podemos e 6 do PSC, que deixou de existir após a fusão), Avante (7), PRD (5, considerando 4 do Patriota e 1 do PTB, que fizeram fusão). Total: 131;
  • Fernando Rodolfo: PL (99);
  • Tonynho Rodrigues: MDB (42);

Completam os 513 parlamentares da Câmara Federal as bancadas do Solidariedade/PROS (7) e Novo (3).

Embora Tonynho se apresente como pré-candidato a prefeito, há uma expectativa por parte do núcleo de Zé Queiroz em conseguir o apoio da legenda. Existe uma costura feita a nível nacional e o fato de o MDB ter reafirmado apoio ao projeto liderado por João Campos (PSB), pode fazer a diferença nas negociações.

Blog Cenário